Por: efe.com

Brasília, 17 mar (EFE).- Cerca de 2,5 mil agentes serão responsáveis pela segurança da visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama no próximo sábado em Brasília.
Fontes oficiais explicaram nesta quinta-feira à Agência Efe que na operação de segurança participarão membros das Forças Armadas e de todos os corpos policiais da capital, que trabalharão em conjunto com 250 agentes dos Estados Unidos.
A operação incluirá helicópteros da Força Aérea até francoatiradores localizados em locais estratégicos da Esplanada dos Ministérios.
A chegada de Obama a Brasília está prevista para a manhã do sábado, quando após uma breve parada em um hotel que estará blindado por agentes de segurança, se dirigirá ao Palácio do Planalto, onde será recebido por uma elegante cerimônia pela presidente Dilma Rousseff.
Apesar do mistério que rodeia todo o esquema de segurança, vazou informação que os brasilienses que queiram ver Obama de perto será uma tarefa difícil, pois os arredores do palácio serão rodeados por cercas de metal em um perímetro de uns 200 metros.
Porta-vozes do Ministério das Relações Exteriores disseram à Efe que Obama chegará ao Planalto às 10h do horário local e passará a revista a uma tropa de 217 militares vestidos com uniformes de época, para depois subir por uma rampa que conduz ao primeiro andar do palácio, onde será esperado por Dilma.
Após os hinos dos dois países, Dilma e Obama farão um breve passeio pelo palácio e visitarão uma exposição de pintores nacionais, incluindo o Abaporu, de Tarsila de Amaral, que será inaugurada oficialmente no dia 23.
Depois terão uma reunião privada e se transferirão ao Palácio de Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores, onde Dilma oferecerá um almoço com um cardápio totalmente brasileiro.
O prato principal será picanha, arroz, feijão e verduras, acompanhado de vinho nacional, de uma adega do sul do país, e sobremesa de graviola.
Antes do almoço, Obama e Dilma participarão do encerramento de um seminário que reunirá representantes de 20 grandes empresas dos dois países e, após a sobremesa, o presidente americano se dirigirá a um centro de convenções para assistir a outro evento do setor privado.
O líder dos Estados Unidos viajará ao Brasil com sua esposa, Michelle, e suas duas filhas, que terão uma programação paralela, ainda mais secreta que a do líder e com a americana Tania Cooper, esposa do chanceler Antonio Patriota, como anfitriã.
O que tem certeza "em 98%", segundo porta-vozes de Chancelaria, é que Obama e sua família viajarão na noite do sábado para o Rio de Janeiro, onde a agenda do domingo incluirá uma visita ao Cristo Redentor, um discurso na Cinelândia e um possível passeio a uma favela.
Assim como em Brasília, a segurança nos lugares que Obama visitará no Rio de Janeiro será extrema, com uma operação poucas vezes vista na cidade e que desdobrará milhares de agentes por terra, ar e mar.
O secretário de Serviços Públicos do Rio, Carlos Roberto Osório explicou que a Prefeitura colocou à disposição dos serviços secretos dos Estados Unidos toda a infraestrutura de seu Centro de Operações, de onde a cidade é vigiada a partir de 500 câmeras e de onde se comanda a segurança pública. EFE