Photo Flipbook Slideshow Maker

REDAÇÃO:

Mande sua matéria ou reclamação, sua opinião é tudo pra nós (críticas e elogios), envie para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

PARTICIPE DO NOSSO MURAL

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

*MARAÚ/BA* APEMA denuncia crime ambiental na Peninsula de Maraú


Taipú de Fora tem suas belezas naturais ameaçadas



A  Associação dos do Amigos da Península de Maraú (APEMA), sediada no município  de Maraú-BA, encaminhou denuncia ao  Ministério Publico Federal, IBAMA- INEMA, Secretaria de Recursos  Hídricos e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, dando conta da prática de desmatamento em área de preservação permanente (restingas e manguezais)  localizada em Taipú de Fora zona de Barra Grande no município de Maraú. O trecho onde está acontecendo esse crime ambiental fica localizado na pousada “Taipú de Fora” na Península de Maraú, propriedade do empresário Haroldo Magalhães. Segundo a entidade que fez a denuncia, o empresário também vem depositando todo lixo produzido pelo seu estabelecimento comercial às margens de um “Aibim”, local onde os peixes utilizam para reprodução das espécies,  tudo isso em área de preservação permanente, o que agrava ainda mais o crime ambiental. A retirada sem controle da cobertura dessa vegetação e outras agressões a natureza promovida pelo empresário do ramo de turismo, vem causando indignação e protesto por parte de setores das comunidades de Maraú. Haroldo Magalhães ainda é acusado pela  APEMA- Associação dos Amigos da Península de Maraú  pela  extração  ilegal de areia para construção civil nas imediações  da “Pousada Taipú de Fora” e outras  áreas vizinhas, sem a devida autorização do órgão responsável. Tão logo tomou conhecimento do desmatamento das restingas, matas ciliares e manguezais na localidade, representantes da APEMA realizaram inspeção no local e constataram através de fotografias a prática do Crime ambiental. Em seguida, encaminharam denuncia ao IBAMA no sentido de impedir o avanço dessas praticas nocivas a um ecossistema  tão frágil como o da península de Maraú.


APA de Maraú


A  Área de Proteção Ambiental de Maraú, a única genuinamente municipal na Bahia, se encontra em dificuldade e gravemente ameaçada por degradações e crimes que tendem e se tornar irreparáveis, se providências urgentes no sentido de coibi-los não forem adotadas. Tais crimes encontram na especulação imobiliária uma forte aliada. Criada no ano de 1998, a APA de Maraú abrange uma área de 423.027 Km2 que engloba remanescentes de Mata Atlântica, restingas, manguezais inúmeras lagoas, dentre as quais destacam-se a de Cassanges. Cachoeiras e lindas praias e uma paradisíaca península ao norte de rio Piracanga, incluindo águas marinhas e ilhas esturianas. Recifes coralinos, também estão incluídos no contexto de uma fauna que guarda algumas espécies ameaçadas de extinção. Sem recursos para manter um mínimo de fiscalização, A prefeitura municipal de Maraú assiste impotente a gradual degradação do seu mais importante patrimônio Natural.

Fonte: Jornal Tribuna da Região
Texto: Humberto Hugo / Fotos e Informações - APEMA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAR UM COMENTÁRIO...

ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DO NÚMERO EXCESSIVO DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS, referentes às pessoas citadas em matérias postadas nesse portal, COMUNICAMOS QUE ESTAREMOS UTILIZANDO O MODERADOR DE COMENTÁRIOS. Esta atitude consiste num ato de respeito à democracia, entendida aqui como o direito de se expressar livremente sem, porém, agredir a integridade moral de pessoas e suas respectivas famílias. Esperamos que todos entendam, obrigado! Redação: Seja um(a) Colaborador(a) do Blog Maraú Mais, mande sua matéria ou reclamação para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Orkut

Maraú Mais

Pesquisar neste blog