Photo Flipbook Slideshow Maker

REDAÇÃO:

Mande sua matéria ou reclamação, sua opinião é tudo pra nós (críticas e elogios), envie para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

PARTICIPE DO NOSSO MURAL

sexta-feira, 15 de julho de 2011

*BRASIL* A ética do vale-tudo

Publicado em O Globo em 12/07/2011
Os escândalos no âmbito do Ministério dos Transportes, em licitações da Petrobras, na área elétrica (Furnas), na prefeitura de Campinas e até nas obras de recuperação de regiões devastadas pelos temporais no Rio têm despertado indignação na imprensa e na opinião pública. O andamento do processo do “mensalão”, no STF, sem dúvida, reforçará a atenção a esses malfeitos recentes.
Não pretendo aqui voltar aos eventos em si, bem relatados por revistas, jornais e noticiários de rádio, TV e internet. Restrinjo-me a comentários sobre mitos subjacentes nas análises dos fatos.
O primeiro mito é o de que, no tocante às questões federais, trata-se “de herança do governo Lula, que a administração Dilma começa a combater”. É uma meia-verdade: a herança maldita é do governo Lula-Dilma para o governo Dilma; de um governo do PT e seus aliados para outro governo do PT e seus aliados. “Começa a combater”? Os escândalos na esfera federal, como no caso dos Transportes, não foram apontados pelo próprio governo ou pela oposição, mas pela imprensa. E seus eventuais desdobramentos parecem ser alimentados hoje pelas ameaças e contra-ameaças dos próprios protagonistas dos malfeitos.
Outro mito tem a premissa de que “todos os governos sofrem esse drama do fatiamento dos cargos, que leva à corrupção”. Nem tanto! Isso depende das atitudes dos que nomeiam, dos que mandam, e do comportamento do próprio partido-eixo do governo, começando pelo presidente. Uma coisa é a composição política, inevitável num presidencialismo de coalizão, como o denominou Sérgio Abranches. Outra é transformar a política num verdadeiro mercado, formal ou paralelo, de negócios.
Por que é assim? Não estamos diante de um tema fácil, de caracterização totalmente objetiva. Há um fator aparentemente intangível, que tem grande importância explicativa. Desde a sua fundação até chegar ao poder, o PT aparecia como o verdadeiro depositário da ética na vida pública, embora seu desempenho à frente de algumas prefeituras sugerisse que o título não era tão merecido.
O comportamento do PT no poder federal – o oposto do discurso de quando estava na oposição – criou um clima na base de “Deus está morto” na vida pública. E, se isso aconteceu, então não haveria mais pecado. Eu acompanhei de perto a metamorfose petista, em toda sua envergadura, e estou plenamente convicto do seu impacto devastador sobre os padrões da política brasileira.
Depois de um ano da primeira eleição de Lula, analisando o que já se delineava como estilo de governo, qualifiquei o esquema partidário petista como uma espécie de bolchevismo sem utopia, em que a ética do indivíduo é substituída pela ética do partido. Em nome desse partido, tudo vale, tudo é permitido, tudo é justificável. Essa é a lógica que embasou a proclamada “mudança” do petismo. Uma mudança, obviamente, para pior no que concerne à vida pública.
Na administração pública, quando o mau exemplo vem de cima, não há moralidade que resista. Isso se expressa de forma perfeita nos gestos de Lula e de seu partido, que passaram a mão na cabeça dos líderes do mensalão e dos aloprados, reabilitando-os, e até de malfeitores de partidos aliados. Por que não ser compreensivos e carinhosos com aqueles que foram “vítimas” de excessos ou inabilidades “perdoáveis”? Criminosos foram tratados como vítimas da imprensa e de supostas conspirações intra ou interpartidárias, como se, na origem dos desmandos, não estivesse o desvio de recursos públicos.
O desenfreado mercado de trocas entre dinheiro público e apoio político, que lesa os contribuintes, não decorre do sistema político brasileiro, como gostam de asseverar alguns analistas, ainda que o aperfeiçoamento dos controles possa contribuir para alguma melhora na situação. É consequência da ação de partidos e de pessoas, capazes de degradar a política em qualquer sistema. Essa degeneração de valores não conduz a uma forma eficiente e estável de governar, até porque o fatiamento de cargos e as chantagens tornam-se sem limites, contemplando mais e mais facções e subfacções, alastrando-se de forma descontrolada por todas as esferas da administração pública, acentuando a falta de planejamento e de rumos do governo.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Corpo de copiloto de avião que caiu no Recife é identificado, diz irmão

Ao menos outros 10 corpos de vítimas do acidente aéreo no Recife poderão ser identificados pelo Instituto Médico Legal (IML) do município, segundo previsão da gestora do órgão, Joyse Breenzinckr. Um novo boletim com as possíveis identificações foi divulgado na tarde dde hoje
Segundo o IML, foi constatado politraumatismo como a causa da morte do primeiro corpo a ser identificado, o do copiloto Roberto Gonçalves, até o momento o único a ser identificado.
O material de DNA coletado de familiares de todas as vítimas será enviado hoje à tarde para o laboratório de Polícia Científica de Salvador. A liberação de todos os corpos deve ser feita em no máximo dez dias, segundo Joyse.
Entretanto, há a possibilidade de ocorrer atrasos nas identificações, se o material recolhido não for suficiente ou se as amostras do DNA ficar degradada, com a necessidade de novas amostras.
Segundo a gestora, todos os corpos estão carbonizados, alguns totalmente e outros parcialmente e ao menos 10 corpos poderão ser identificados através de impressão digital.
Familiares. Familiares de vítimas ainda chegam ao hotel Atlante Plaza, na praia de Boa Viagem, perto do local do acidente, onde familiares das vítimas estão reunidos. No começo da tarde, a mãe e a tia de Breno Tavares Farias, gerente da Itambé, chegaram ao local.
Breno era mineiro e estava em Pernambuco havia dois meses. A tia Regina Tavares informou que estavam chegando de Belo Horizonte trazendo exames dentários de Breno para ajudar nos trabalhos de identificação.
Acidente. Dezesseis pessoas morreram na queda de um bimotor da Noar Linhas Aéreas no início da manhã de ontem, no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife. O voo 4896, que faria a rota Recife-Natal-Mossoró, caiu pouco mais de três minutos após decolar, às 6h51. Há indícios de que ocorreu uma falha técnica.

Olá Leitores e Seguidores do Blog Maraú Mais e outros sites!!!
Você tem muitos amigos? Envie agora em nosso MURAL as mais lindas mensagens de amizade e faça uma homenagem especial para todos os seus amigos e mostre o valor da amizade.
Assim como a mulher, o homem tem seu dia para comemorar, venha enviar uma mensagem especial bem humorada.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

*BRASIL* Novo Calendário do PIS/PASEP 2011


Novo calendário
O novo calendário de pagamento do PIS/Pasep, referente ao exercício 2011/2012, inclui 6% mais trabalhadores em relação ao exercício anterior e um volume de dinheiro de R$ 10,7 bilhões. Os abonos começam a ser depositados em 18 de julho para beneficiários que possuem conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, bem como para os que trabalham em empresas conveniadas com os dois bancos.
Para os demais trabalhadores, os depósitos começam em agosto e os saques podem ser feitos até 29 de junho de 2012.
Trabalhadores do setor privado recebem conforme o calendário abaixo:
Já os servidores públicos podem realizar os saques conforme as datas informadas na tabela abaixo:

Calendário PIS
Mês de nascimentoRecebe a partir de
Julho11/08/2011
Agosto17/08/2011
Setembro24/08/2011
Outubro14/09/2011
Novembro21/09/2011
Dezembro28/09/2011
Janeiro18/10/2011
Fevereiro20/10/2011
Março27/10/2011
Abril10/11/2011
Maio17/11/2011
Junho22/11/2011


Calendário Pasep
Final da inscriçãoRecebe a partir de
0 e 110/08/2011
2 e 317/08/2011
4 e 524/08/2011
6 e 731/08/2011
8 e 906/09/2011

*BAHIA* É o segundo estado com maior número de assaltos a banco no Brasil

A Bahia é o segundo estado do país, atrás apenas de São Paulo, com maior número de assaltos a agências bancárias. A pesquisa divulgada nesta segunda-feira (11) pelas confederações nacionais dos Vigilantes (CNTV) e dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) contabiliza os crimes de janeiro a junho deste ano.

Em todo o país foram 838 ataques, uma média de 4,6 ocorrências por dia. Na Bahia, foram 61 casos – 7% do total. São Paulo, o estado mais populoso do país, teve 283 casos. Logo em seguida aparecem o Paraná, com 56 casos (6,6%), a Paraíba, com 54 casos (6,4%), o Mato Grosso, com 48 casos (5%), e Roraima, com dois casos (0,2%).  Vinte pessoas morreram nestes ataques - 11 nas chamadas “saidinhas bancárias”. O número registra um aumento de 81% na comparação com o mesmo período de 2010.
Fonte: BN

*BAHIA* Hino da Bahia nas competições esportivas

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) apresentou projeto que prevê a execução do Hino da Independência da Bahia (Hino ao 2 de Julho) em todos os eventos esportivos realizados no estado.

O parlamentar cita a importância da Bahia no contexto da Independência do Brasil e diz que o hino “é um reconhecimento à força do povo baiano, que jamais se curvou e se curvará à opressão”. O projeto ainda precisa ser votado, mas de antemão fica a boa iniciativa do deputado em enaltecer o orgulho baiano nos cidadãos!



Fonte: Pimenta na Muqueca

segunda-feira, 11 de julho de 2011

*BRASIL* PSD NÃO DEVE VALER PARA AS ELEIÇÕES DE 2012

Imagem Google

É quase um consenso entre as lideranças políticas de Brasília, com as quais conversei esta semana, que o PSD ficou inviável para as eleições do próximo ano. São muitos motivos, mas dois chamam a atenção. O primeiro foi a descoberta de pessoas mortas na lista de adesão ao partido nos estados do Paraná e Santa Catarina.
Com este fato foi feita consulta ao TSE, se é possível pedir perícia em todas fichas de filiação do partido no Brasil? O TSE respondeu que sim, que pode ser pedida a perícia. O outro motivo é uma consulta perguntando qual o prazo de impugnação dos diretórios estaduais de partido recém-fundado?
O TSE respondeu que o prazo é de 15 dias após o seu registro no estado. Com isso o DEM pretende impugnar os diretórios estaduais do PSD em todo o Brasil. A conclusão é óbvia: como o PSD para disputar as próximas eleições tem que estar organizado até um ano antes, até 30 de setembro, não há tempo hábil para cumprir todas as exigências e questionamentos relativos à eleição de 2012.
Aviso aos navegantes: quem quiser disputar eleição não vá para o PSD. Vai acabar ficando na estrada.
Publicação automática.
Do blog do “Garotinho”.

POSTAR UM COMENTÁRIO...

ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DO NÚMERO EXCESSIVO DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS, referentes às pessoas citadas em matérias postadas nesse portal, COMUNICAMOS QUE ESTAREMOS UTILIZANDO O MODERADOR DE COMENTÁRIOS. Esta atitude consiste num ato de respeito à democracia, entendida aqui como o direito de se expressar livremente sem, porém, agredir a integridade moral de pessoas e suas respectivas famílias. Esperamos que todos entendam, obrigado! Redação: Seja um(a) Colaborador(a) do Blog Maraú Mais, mande sua matéria ou reclamação para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Orkut

Maraú Mais

Pesquisar neste blog