Saquaira vai aos poucos aumentando a faixa de areia. Ali o avanço do mar já começou a destruir alguns estabelecimentos comerciais.
Foi Cabana do Raul, atingida em cheio com ondas grandes causando-lhe grandes prejuízos.
O fato aconteceu na última maré grande deste mês, onde outros estabelecimentos também foram atingidos pela fúria das águas.
As barracas que ficam de frente para o mar estão com suas proteções parcialmente destruídas. Todas elas são feitas de pedras e troncos de madeira, mas não resistiram ao impacto das águas. Em Saquaira, restos de coqueiros e de construções de barracas danificadas pela maré, estão espalhadas por toda parte.
O empresário Raul Leite, proprietário da Cabana destruída explica que o mar já avançou mais de 15 metros nos últimos 10 anos. Que é justamente por culpa da falta de equilíbrio, em nível geral, que as ameaças estão se estabelecendo a cada dia, com maior força, a exemplo do aquecimento global, que segundo ele tem contribuído para o avanço do mar trazendo a ameaça de destruição de barracas, residências, pousadas e outros imóveis próximos às praias.
Fonte: www.jornaltribunadaregiao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário