No dia 23/05/2011 - O ônibus Escolar que conduzia os estudantes e moradores dos povoados de Saquaíra, Algodões e povoados vizinhos, para o Colégio CETEP – Litoral Sul, quase tombou na BR-030. Os estudantes só tiveram pequenas escoriações e um grande susto, quanto a isso passam bem.
Motorista que conduzia o Ônibus escolar relata o ocorrido:
“Eu vinha com uma velocidade de mais ou menos 35Km/h quando o veiculo puxou a traseira, eu tentei puxar ela para a estrada mais não conseguir; acabou que o ônibus encostou no barranco. Tentei retirar o veiculo com a ajuda dos estudantes, mais não conseguimos; os estudantes são prova de que eu estava em baixa velocidade e apenas aconteceu o que tinha de acontecer, pode perguntar a qualquer um que eles confirmarão o que eu disse.”
“Isso ocorreu por volta das 18 horas e 30 minutos; pra mim o motorista vinha em velocidade normal, creio que se ele estivesse em alta velocidade teria sido muito pior, eu tenho pra mim que foi no lado que deslizou e ai ele freou de vez e o carro escorregou e quase tombou porque ele vinha pelo canto se livrando dos buracos, teve mais chance de o carro deslizar. A estrada mesmo ta horrível! E o pior é ter que ouvir um rapaz dizer que se tivesse morrido seria somente uns vinte, que era pra nós mantermos a calma, quem iria garantir que eu não estaria incluída nesses vinte”. Diz uma das alunas.
Outra aluna confirma o que a colega disse: “O motorista vinha em velocidade normal para o estado em que se encontra a estrada: molhada e escorregadia, ele tava normal não teve culpa de nada, só aconteceu o que tinha de acontecer mesmo. Eu acho que a prefeitura tem que tomar vergonha na cara e colocar um transporte melhor que dê condições de todos irem sentados, e dá um jeito nessa estrada ai, que o prefeito faça logo um projeto pra trazer a pista logo porque não ta dando mais! Nós estamos andando em risco; há uns cinco anos trás ao tentar subir a ladeira quase que acontece uma tragédia, se o carro estivesse sem freio nós teríamos nos acabado, agora é isso, estamos correndo risco de morte, não é a primeira vez que isso acontece”.
Outra aluna afirma que: “o motorista de outro ônibus escolar não parou para eles e disse que só iria parar quando a policia chegasse ao local (nome do motorista foi preservado por motivo de segurança), se tivesse alguém ferido, até agora não teria passado socorro, tinha varias pessoas passando mal, mais ninguém parava para saber como estávamos se não fosse outros motoristas que passaram pelo local de carro e deram uma carona à menina que estava passando mal, ela estaria aqui até agora ou poderia ter acontecido o pior”.
"Outros alunos confirmam que o motorista de outro escolar negou resgate para eles: “O motorista (...) que pega os alunos de Tremembé, foi mandado para nos buscar mais ao chegar ao local recusou-se a nos pegar, e disse que não iria nos levar porque nós éramos bandidos, ladrão. Nós ficamos aqui tomando chuva, pois ele disse que só viria com a polícia, não tem nenhum bandido aqui, todos nós somos pais de família e trabalhadores. Ele negou socorro a nós e amanhã nós vamos todos a secretaria de educação reclamar sobre o ocorrido, porque isso não é coisa que um ser humano faça!”
Após mais ou menos uma hora de espera os estudantes foram levados em outro ônibus para suas casas.
“Desde o momento que cheguei ao local, por volta das 19h e 20min não encontrei nenhum tipo de vandalismo por parte dos estudantes, estavam todos calmos na medida do possível, aguardando resgate e assim foi até a chegada do coletivo que os levou para casa. A Polícia esteve no local para averiguar se havia algum tipo de tumulto por parte dos estudantes, como assim tinha sido relatado a eles, só Deus sabe por quem. Por motivo de força maior não pude permanecer no local até a retirada do veiculo, fiz apenas o que o motorista me pediu que fizesse: que era ligar para apressar o resgate, pois ele estava sozinho no veiculo em plena estrada, pois tinha sido deixado para trás pelo seu ajudante logo após o incidente. Agradeço a todos pela colaboração e esclarecimento dado aos fatos, desde já digo que apenas noticio os fatos, não faço noticia, a notícia se faz por ela mesma”.
Moderação de Texto e montagem de fotos: JúniorAlmeida