O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) julga em sessão da próxima quarta (23) ação administrativa para reativar 50 comarcas do interior do estado. De acordo com cálculos da União dos Municípios da Bahia (UPB), a desativação das comarcas atingiu uma população de aproximadamente 700 mil pessoas no estado.
O presidente da UPB, Luiz Caetano, considera este o momento apropriado para que prefeitos demonstrem união e estejam no tribunal na próxima quarta. Somente no sul da Bahia, a decisão atinge Santa Luzia Barro Preto, Itagimirim, Jitaúna, Maraú, Nilo Peçanha e Itagi.
Santa Luzia é dos casos mais emblemáticos e exemplo de desperdício de dinheiro, caso o tribunal não volte atrás na decisão tomada . O fórum local foi inaugurado há pouco tempo e custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 2 milhões.
Advogados e cidadãos temem que a decisão do tribunal estimule ainda mais a impunidade no interior baiano, devido à ausência de Justiça. Municípios atingidos pela desativação de comarcas teriam que recorrer a cidades distantes, em média, 60 quilômetros.
Fonte: Pimenta na Muqueca
Nenhum comentário:
Postar um comentário