Imagem Google |
Os consumidores de energia elétrica podem ter em breve a opção de pagar previamente pelo serviço e monitorar seus gastos, como já ocorre na telefonia celular. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quer regulamentar a modalidade de pré-pagamento da conta de energia elétrica, a exemplo da telefonia móvel, no segundo semestre deste ano, como uma opção a mais ao consumidor.
Essa modalidade propiciará ao consumidor ter maior controle sobre seu consumo de energia elétrica, pela possibilidade de monitoramento em tempo real, além de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estiverem próximos de se esgotar.
A adoção do pré-pagamento de energia, porém, depende ainda da regulamentação para medidores adequados, questão que está sendo estudada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), com participação da Aneel. A implantação do sistema 'será junto com o smart grid (medidores inteligentes)', afirmou ontem Nelson Hubner, diretor-geral da Aneel, depois de participar de audiência pública no Senado.
Por Karla Mendes / BRASÍLIA, estadao.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário