Cabul, 3 mai (EFE).- Pelo menos 25 supostos talibãs morreram em uma operação conjunta realizada pelas tropas afegãs e da Otan na província do Nuristão, no leste do Afeganistão, informou uma fonte oficial nesta terça-feira.
Em declarações à Agência Efe, o governador da província, Jamaludín Badar, explicou que a ofensiva das forças de segurança foi desenvolvida desde esta segunda-feira na zona de Olagon, situada no distrito de Bargmatal, considerado o bastião dos fundamentalistas na região.
"De acordo com nosso relatório inicial, pelo menos 25 insurgentes, entre os quais combatentes estrangeiros, foram assassinados no distrito de Bargmatal, na fronteira com o Paquistão", disse a fonte.
A insurgência talibã anunciou durante o fim de semana que intensificará suas ações contra as forças estrangeiras e afegãs com o começo de uma ofensiva à qual deram o nome de "Badar" e que coincide com a primavera, quando os combates costumam aumentar de intensidade.
A ofensiva acontece depois de o líder da rede Al Qaeda, Osama bin Laden, ter sido abatido por forças especiais dos Estados Unidos no Paquistão.
Segundo analistas, a morte de Bin Laden pode levar a um aumento radical dos ataques insurgentes tanto no Afeganistão como no vizinho Paquistão.
Fonte: http://noticias.br.msn.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário