BRASÍLIA
Deputados do PSDB pedirão ao Ministério Público Federal do Distrito Federal (MPF-DF) a abertura de investigação sobre 'suposto tráfico de influência' praticado pelo publicitário João Santana, marqueteiro da campanha da presidente Dilma Rousseff.
Reportagem do Estado mostrou no ultimo dia 29/06, gravação telefônica em que o prefeito de Campinas, Dr. Hélio (PDT), pede ajuda de Santana para que a presidente se encontrasse com representantes da empresa chinesa Huawei. Em abril, poucos dias após o telefonema, durante visita à China, Dilma se reuniu com Ren Zhengfei, executivo da empresa.
A representação dos tucanos será protocolada nesta semana, assinada pelo líder Duarte Nogueira (SP) e pelos deputados Vanderlei Macris (SP) e Fernando Francischini (PR). 'É preciso que seja apurado se o publicitário se utilizou da proximidade com a presidente para favorecer determinada empresa. Isso contraria o interesse público. O que foi pedido a ele, acabou acontecendo. Isso é um indício a ser investigado', disse Nogueira.
Santana é hoje mais do que um ministro sem pasta no governo. Poucos, até titulares de cargos na Esplanada, desfrutam de tanta proximidade com a presidente. Um poder que irrita e intimida assessores palacianos e do PT. Com trânsito livre no gabinete presidencial no Planalto e nas salas do Alvorada, o responsável pela campanha de Dilma em 2010 deu novas feições ao trabalho de marqueteiro. Passou a acumular o papel de consultor governamental, afastando ou aproximando a presidente de debates e políticos.
Mais? Acesse: http://estadao.br.msn.com/ultimas-noticias/oposi%C3%A7%C3%A3o-quer-apurar-influ%C3%AAncia-de-marqueteiro?wa=wsignin1.0&vv=1000
Nenhum comentário:
Postar um comentário