Photo Flipbook Slideshow Maker

REDAÇÃO:

Mande sua matéria ou reclamação, sua opinião é tudo pra nós (críticas e elogios), envie para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

PARTICIPE DO NOSSO MURAL

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

MARAÚ/BRASIL: Hoje, 29, na Globo, último debate entre Serra e Dilma.

Os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) prometem baixar a temperatura da disputa hoje no debate da TV Globo, palco do último confronto da corrida presidencial.
Por motivos diferentes – ela porque joga pelo empate; ele porque pretende conquistar indecisos, os dois deverão trocar o tom mais contundente pela linha propositiva.
A participação de Dilma deve marcar um retrocesso diferente da estratégia da seguida pela petista nos outros debates do segundo turno.
A candidata deve atacar mais um pouco, mostrar mais agresdividade.
FORMATO DIFERENTE
O formato do debate facilita o plano traçado pela campanha. Não haverá perguntas de jornalistas ou confronto direto entre os candidatos. Dilma e Serra responderão a perguntas de eleitores indecisos, sobre temas previamente escolhidos. O embate possível se dará nos comentários que cada um dos candidatos poderá fazer sobre a resposta do outro.
Um dos estrategistas de Dilma afirma que a diferença deste debate é que, se a candidata for mais agressiva (ou assertiva, como dizem os petistas) nas respostas, passará a impressão de que está sendo desrespeitosa com o eleitor que fez a pergunta.
A tentativa de ser mais branda reflete também o desempenho de Dilma no último debate, da Record, em que seus ataques foram lidos em alguns momentos como agressividade por grupos pesquisados. No debate com maior audiência da TV, como é o da Rede Globo, a avaliação é de que é mais seguro manter um tom. Dilma usa muito a agressividade e coloca Lula como o autor das propostas de governo, tendo assim a incapacidade de Dilma como futura presidente do Brasil.
Caso receba acusações diretas do eleitor, no entanto, a petista estará preparada para contra-atacar. 
AFINCO
Apostando suas fichas no debate da Globo, Serra tem se preparado com afinco.
Até a noite de hoje, serão três reuniões preparatórias, a primeira delas ocorrida na madrugada de quarta-feira.
Para seu treinamento, Serra recebeu gravações dos debates dos quais participou na TV Globo.
Na avaliação da equipe de Serra, o debate será dedicado a discutir problemas do cotidiano do eleitor.
A estratégia é insistir na ideia de que Serra está mais preparado para assumir a Presidência da República.
Nas conversas, Serra foi orientado a adotar um tom menos acadêmico em suas respostas, numa tentativa de popularizar sua linguagem.
Ainda segundo interlocutores, Serra reservará críticas para seus comentários e não deixará de atacar o que chama de aparelhamento do Estado na gestão do PT.
Mas o tom deverá ser menos incisivo do que nos debates do segundo turno.
O candidato falará de corrupção se essa for uma das perguntas selecionadas no debate (cada um responderá a seis). A ordem, porém, é tentar esclarecer às dúvidas dos indecisos.
Até ontem, no entanto, Serra não tinha definido detalhes de seu discurso: se centrado em experiências de suas administrações ou nas dúvidas quanto à atuação de Dilma na Presidência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

POSTAR UM COMENTÁRIO...

ATENÇÃO:
EM VIRTUDE DO NÚMERO EXCESSIVO DE COMENTÁRIOS OFENSIVOS, referentes às pessoas citadas em matérias postadas nesse portal, COMUNICAMOS QUE ESTAREMOS UTILIZANDO O MODERADOR DE COMENTÁRIOS. Esta atitude consiste num ato de respeito à democracia, entendida aqui como o direito de se expressar livremente sem, porém, agredir a integridade moral de pessoas e suas respectivas famílias. Esperamos que todos entendam, obrigado! Redação: Seja um(a) Colaborador(a) do Blog Maraú Mais, mande sua matéria ou reclamação para o nosso e-mail:

maraumais@hotmail.com

Siga-nos no Twitter

Siga-nos no Orkut

Maraú Mais

Pesquisar neste blog